[ Parte 02 ]Dados técnicos para Projetos de Irrigação

  1. Cul­tura

Não se faz pro­je­tos, sem antes saber o que se vai irri­gar, pois todas as cul­turas têm coe­fi­cientes de apli­cações difer­entes, de acor­do com o tem­po fenológi­co da plan­ta, assim iden­ti­fique a cul­tura, cal­cule o KC (que é uma espé­cie de coe­fi­ciente de redução de neces­si­dade hídri­ca da plan­ta). Uma obser­vação é que ao dividir as parce­las ou setores, nun­ca colo­car cul­turas de idades difer­entes no mes­mo setor, pois uma delas terá mais água do que real­mente precisa.

  1. Espaça­men­to

Ao colo­car o espaça­men­to, ver­i­fique se há mais de uma cul­tura implan­ta­da ou se há mais de um espaça­men­to den­tro do mes­mo pro­je­to, pois o cál­cu­lo de apli­cação é muitas vezes feito pelo PAM (Por­cent­agem de Área Mol­ha­da), ou seja se ten­ho emis­sores mais próx­i­mos, logo ten­ho uma taxa de apli­cação diferente.

  1. Efi­ciên­cia de Aplicação

Con­forme falam­os no final do tex­to que diz respeito sobre Lâmi­nas, cada equipa­men­to tem uma efi­ciên­cia, por exem­p­lo um sis­tema de asper­são pode vari­ar de acor­do com as recomen­dações de apli­cação de um equipa­men­to entre 85 à 92%, isso depende muito se o pro­jetista está obe­de­cen­do o que foi recomen­da­do pelo fab­ri­cante ou feitos testes de cam­po pelo pro­jetista. Um sis­tema de Gote­ja­men­to por exem­p­lo pode alcançar uma efi­ciên­cia supe­ri­or a 95%, ouse seja, a cada 1 litro de água envi­a­do e dis­tribuí­do nesse sis­tema pode ser entregue aci­ma de 950 ml de água para plan­ta, quan­to maior a efi­ciên­cia de entre­ga pelo emis­sor, mel­hor será seu projeto.

  1. Mod­e­lo do Emissor

Nes­sa hora, não optem ape­nas pela mar­ca, para cada situ­ação exis­tem pro­du­tos que se ade­quam mel­hor a cul­tura. Observe sem­pre uma relação de econo­mia x efi­ciên­cia e escol­ham bem qual o Emis­sor, como pro­jetis­tas temos que ser firmes com a escol­ha desse item no pro­je­to, pois as vezes o pro­du­tor gos­ta de indicar o que ele quer, por ter vis­to no ‘’ viz­in­ho dele’’ ‚temos que man­ter a posição e como sem­pre digo, não podemos nos vender, ou seja, cair na ten­tação de sem­pre faz­er o que o cliente quer, pelo fato da neces­si­dade do din­heiro. Ver­i­fique a vazão nom­i­nal do asper­sor, fique de olho na taxa de apli­cação em mm/h, pois depen­den­do do tipo de solo que ten­ho pre­ciso de taxas de apli­cação menores ou maiores.

  1. Faixa de pressão dos Emissores

Recomen­damos escol­her as pressões medi­anas, onde não há nem o exces­so e nem a fal­ta do mes­mo. Em caso de plan­tio fora de nív­el é impor­tante obser­var e somar ou sub­trair a pressão na lin­ha, para saber se não vamos sair fora de faixa de preço.

  1. Tem­po de oper­ação Diária

Aqui mais uma vez, é pre­ciso saber que tipo de pro­je­to esta­mos fazen­do e quem está com­pran­do. As com­pan­hias elétri­c­as dão descon­to para que usam a ener­gia para irri­gação entre os horários de 21h00 até 6h00 da man­hã, econo­mia de até 90% por kw. Porém se fiz­er um pro­je­to man­u­al, quem irá ficar tra­bal­han­do nesse horário para tro­car as parcelas?

O critério usa­do para definir esse tem­po depende sem­pre de algu­mas per­gun­tas bási­cas como:

  1. Disponi­bil­i­dade de água total para aten­der a lâmi­na de irri­gação recomen­da­da a cultura?
  2. Há descon­to ofer­ta­do pela com­pan­hia energéti­ca para irri­gar den­tro da tar­i­fa noturna?
  3. Quan­do não há ofer­tar dessa água disponív­el para aten­der essa lâmi­na somente durante o perío­do noturno dessa cul­tura, é viáv­el irri­gar parte desse turno de rega durante o dia?
  4. Quan­do há ofer­ta dessa água e tar­i­fa notur­na ofer­e­ci­da, ten­ho potên­cia do trans­for­mador sufi­ciente para aten­der a potên­cia da motobomba?
  5. Quan­to ten­ho solos muito arenoso, é muito nor­mal ter que aumen­tar a fre­quên­cia de irri­gação, pois não há uma retenção dessa água em solo, o que nos leva nor­mal­mente irri­gar com pequenos tem­pos entre anoite e dia.

Encer­ran­do esse tema, veja o quão é impor­tante lev­an­tar dados antes mes­mo de começar a desen­har e pro­je­tar nos­so pro­je­to de irri­gação.

Rogério Sousa

Espe­cial­ista em Irrigação

Envia sua dúvi­da para: (27) 99604–0970

Skype: rogerio111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.