Filtragem para Irrigação Areia, Disco ou Tela?

Antes de escr­ev­er esse arti­go, fiquei pen­san­do o quan­to faze­mos erra­do na irri­gação, falo isso des­de um cál­cu­lo de bom­ba até escol­ha cor­re­ta de um emis­sor. Mas o que me intri­ga, é que sabe­mos muito pouco sobre difer­entes tipos de fil­tra­gens, fal­ta por parte dos fab­ri­cantes cur­sos volta­dos para o tema, ape­nas para o tema.

Recen­te­mente impor­tantes Pro­fes­sores da UNICAMP (uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas) Prof. Rober­to Teste­zlaf, Fábio Pon­ciano de Deus- Dis­cente de doutoran­do, Prof. Assis­tente Mar­cio Mesqui­ta, fiz­er­am uma espé­cie de man­u­al para escol­ha de fil­tros de areia, e no pre­fá­cio eles dis­ser­am que a escol­ha pelo tema veio da pre­ocu­pação da cit­ri­cul­tura paulista, em 2006, a qual se depar­a­va com alguns prob­le­mas na adoção de sis­temas de irri­gação local­iza­da, para qual esse tipo de sis­tema mais se destina.

O man­u­al é fan­tás­ti­co, pois nos dá ver­dadeiros ensi­na­men­tos sobre o tema.

E gostaria muito que out­ros pudessem cri­ar man­u­ais semel­hantes para Dis­co e tela, vin­hes-se logo para o mer­ca­do e as empre­sas parassem ape­nas de vender e apa­gar incên­dio na irri­gação, ou seja, eles ven­dem, o prob­le­ma vem e depois eles envi­am téc­ni­cos para resolver.” O futuro das empre­sas vence­do­ras de irri­gação, está na von­tade e exe­cução de ensi­nar os clientes quan­do e como usar o pro­du­to ven­di­do’.

Chamo a todos os profis­sion­ais das áreas que busque­mos mais infor­mações sobre o tema, pois a qual­i­dade da água para irri­gação, deve ser uma das prin­ci­pais pre­ocu­pações para téc­ni­cos, agricul­tores e meio ambiente.

Con­sid­er­ações

Lem­bramos que quan­do sep­a­ramos essas partícu­las que podem obstru­ir nos­sos sis­temas de irri­gação, pode dar uma vida útil maior aos equipa­men­tos de irri­gação, bem como a mel­hor manutenção de todo o sistema.

Os sis­temas de irri­gação local­iza­da, gote­ja­men­to ou micro-asper­são, requerem, obri­ga­to­ri­a­mente, sis­temas de fil­tração da água como trata­men­to mín­i­mo para irri­gação. Todos os emis­sores uti­liza­dos em irri­gação local­iza­da são passíveis de entupi­men­to por agentes físi­cos, quími­cos e biológi­cos pre­sentes na água, dev­i­do ao pequeno diâmetro dos mes­mos (Rav­ina et al., 1992).

O entupi­men­to, por sua vez, pro­move diminuição da uni­formi­dade de dis­tribuição de água às plan­tas, cau­san­do que­da de pro­du­tivi­dade e, con­se­quente­mente, diminuição de receita.

O mate­r­i­al sus­pen­so na água pode tam­bém pro­mover o entupi­men­to de tubu­lações e dan­i­ficar diver­sos com­po­nentes do sis­tema de irri­gação, como rotores de bom­bas, bocais de asper­sores, dis­pos­i­tivos para con­t­role de vazão e pressão e engate de tubu­lações por abrasão (Soc­col, 2003)

Os sis­temas de irri­gação por asper­são, apre­sen­ta orifí­cios maiores, porém muitas vezes é necessários o uso dos mes­mos, tudo depende muito das partícu­las sol­i­das ou sus­pen­sas na água, nív­el de matéria orgâni­ca entre out­ros. Há um detal­he que quan­do temos muitas águas fer­rug­i­nosas sus­pen­sas na água, esse mate­r­i­al tende a impreg­nar na parede inter­na dos tubos, mes­mo que não obstrua os asper­sores, porem com o tem­po isso se tor­na muito perigoso a pon­to de reduzir o diâmetro de pas­sagem de água dev­i­do ao acu­mu­lo desse fer­ro na parede inter­na do tubo e con­se­quên­cia, redução da pressão e uni­formi­dade de apli­cação do sis­tema, dimin­uin­do a pro­du­tivi­dade da cul­tura implantada.

Espero que nesse tex­to, ten­ha aju­da­do a clarear um pouco sua mente, e con­tin­uarei falan­do mais sobre isso em out­ros artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.