“Crise Hídrica” será a irrigação a vilã?

Por: Pro­fes­sor de Irri­gação e Drenagem, o Doutor José Alves Júnior da Esco­la de Agrono­mia da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Goiás

… gostaria de escr­ev­er algu­mas palavras sobre agri­cul­tura irri­ga­da e faz­er algu­mas per­gun­tas para reflexão, não com o obje­ti­vo de afrontar a quem não apoia, mas sim, infor­mar alguns dados e ger­ar sen­so críti­co para que, os que tiverem um pouco de boa von­tade, ten­ham opor­tu­nidade de tomar con­hec­i­men­to e refletir!

Primeira­mente gostaria que todos deix­as­sem de lado rad­i­cal­is­mos, pois com rad­i­cal­is­mo não chegare­mos a um con­sen­so, se você já tem uma ideia pronta e não acred­i­ta em nada difer­ente de que pivô seca rio, peço que pare por aqui sua leitu­ra, e fique com suas verdades.

O que colo­carei abaixo, são dados, sim­ples­mente dados e per­gun­tas, para que sejam analisados.

Vamos lá:

- o grande maio­r­ia do arroz pro­duzi­do no Brasil vem de plan­tios irrigados;

- a maio­r­ia da pro­dução de fei­jão vem de plan­tios irrigados;

- quan­do a seca não per­mite a col­hei­ta, é em áreas irri­gadas que se con­segue a mul­ti­pli­cação de sementes, o que pos­si­bili­ta novos plan­tios nas áreas chamadas de sequeiro;

- boa parte da pro­dução de carne e leite é pro­duzi­da em áreas irri­gadas ou com apoio dela (pro­dução de comi­da aos animais);

- boa parte do algo­dão para con­fecção de teci­dos para uti­liza­ção das mais vari­adas for­mas é pro­duzi­do em áreas irrigadas;

- áreas (fazen­das) irri­gadas ger­am emprego para mil­hões de pes­soas no Brasil;

- áreas irri­gadas ger­am muitos impos­tos aos Governos;

Aci­ma temos alguns poucos exem­p­los do que a irri­gação pode faz­er de bom por nós… alguns dirão, mas a que cus­to??? Des­matan­do??? Se con­si­go pro­duzir mais em áreas irri­gadas, faz­er 2, 2,5 e talvez até 3 safras anos, seria cor­re­to afir­mar que poderíamos des­matar menos??? Acho que sim, né???

Então a irri­gação pode­ria aju­dar no des­mata­men­to??? Pensem!!!!!

Out­ros vão diz­er, mas seca rio… Será??? Vocês sabi­am que exis­tem profis­sion­ais de alto gabar­i­to que mon­i­toram os man­an­ciais hídri­cos, que são muito duras as regras para con­seguir uti­lizar as águas dos rios para lavouras irri­gadas, que tem LIMITES??? Se não sabem, pesquisem…

Out­ros dados que estão na internet:

No mun­do 12% da área de agri­cul­tura é irri­ga­da, e pro­duz cer­ca de 42% dos ali­men­tos que con­sum­i­mos, no Brasil a média não chega a 5% e no Oeste da Bahia é de cer­ca de 6–7%.

Alguns pon­tos para refletirmos:

- sendo dos dados aci­ma ver­dadeiros (as fontes são a FAO, EMBRAPA, entre out­ros), seria cor­re­to afir­mar que sem irri­gação teríamos menos ofer­ta de ali­men­to, o que causaria aumen­to de preço e menor aces­so ao povo de baixa ren­da ao arroz e fei­jão (ali­men­tos bási­cos na nos­sa ali­men­tação), entre out­ros tipos de ali­men­tos (fru­tas, ver­duras, legumes) !!!

Sem irri­gação teríamos um aumen­to de desem­pre­ga­dos e uma menor arrecadação de impos­tos, con­se­quente­mente menos inves­ti­men­to em saúde, esco­la, segu­rança públi­ca (serviços que já são ruins).

Será que os baixos índices plu­viométri­cos dos SETE últi­mos anos não é o grande cau­sador do baixo vol­ume de água nos rios? Com as pou­cas chu­vas que caíram em nos­sa região nestes últi­mos dias, como estão os rios??? Pensem!!!

Pode exi­s­tir cor­rupção para obtenção de licenças para uso de água (OUTORGAS), talvez?? Se alguém tiv­er provas que isso existe, que as junte e denun­cie.   Acusar sem provas é crime…

Se temos maus pro­du­tores rurais? Talvez! Assim como talvez ten­hamos maus advo­ga­dos, pro­fes­sores, engen­heiros, políti­cos, cidadãos. Seria jus­to invadir e depredar escritórios, esco­las, pré­dios públi­cos, casas de pes­soas com quem não con­cordemos na foram de pensar???

Se não é legal que queimem nos­sos car­ros porque poluí­mos o ar que todos res­pi­ram, porque depredar um patrimônio par­tic­u­lar seria legal/justo? Pensem!!!

Se vamos ao mer­ca­do e con­seguimos com­prar arroz, fei­jão, leite, dev­eríamos pen­sar como ele é pro­duzi­do, ou vocês acham que ele surgem do nada, como um mila­gre? Se não con­cor­dam com a pro­dução irri­ga­da, pensem como seria sua ali­men­tação??? Vc teria como se ali­men­tar? Se tiv­er dúvi­da, pesquise, eu aqui te afir­mo você teria grande difi­cul­dade de se alimentar.

Se você tem ves­ti­men­ta, cober­ta, a agri­cul­tura irri­ga­da ajudou…

Como você des­ti­na o lixo inorgâni­co que você pro­duz? E o esgo­to da sua casa, vc tem fos­sa sép­ti­ca ou joga o esgo­to na rua? O óleo das frit­uras que des­ti­no você dá? Pense nes­tas per­gun­tas!!! Será que você não polui/agride o meio ambi­ente também?

Você já cobrou seu prefeito porque sua cidade não tem ater­ro san­itário??? Esgo­ta­men­to san­itário??? Porque não?

Será que as pes­soas que vivem nas beiras dos rios não des­matam as matas cil­iares? Os canais de chama­da que fazem para traz­er a água até suas plan­tações não servem de canais de drenagem das veredas e aju­dam a assore­ar os rios?? Pensem!!!

Eu tra­bal­ho há mais de duas décadas com irri­gação, ten­ho a maior admi­ração pelos profis­sion­ais que nes­ta área atu­am, des­de pro­fes­sores até agricul­tores, profis­sion­ais que se dedicam para que ten­hamos aces­so a ali­men­tos com mais efi­ciên­cia e menos custo.

Reit­ero, se a as out­or­gas não estão sendo lib­er­adas de for­ma legal, que denunciemos!!!

Que nos­sas asso­ci­ações AIBA, ABAPA, Sindi­catos de Classe, ABIMAQ e Empre­sas lig­adas a Irri­gação, mobi­lizem a cri­ação uma grande mesa redon­da de dis­cussão, onde ten­hamos todos os inter­es­sa­dos sen­ta­dos a mes­ma mesa como obje­ti­vo de chegar­mos a um consenso…

Não pre­cisamos de violência!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.