“Como controlar a geada através da irrigação por aspersão — Tecnologia Wobbler”

Por: Arthur Melo

Geada

A gea­da é um fenô­meno vis­to prin­ci­pal­mente na região sul, poden­do afe­tar alguns esta­dos da região sud­este e em casos mais raros no Cen­tro Oeste.

Ela ocorre quan­do há que­da inten­sa de tem­per­atu­ra, céu claro e baixa umi­dade do ar, prin­ci­pal­mente em baix­adas e encostas de mon­tan­has, dan­i­f­i­can­do as célu­las veg­e­tais dev­i­do ao ven­to gela­do ou o congelamento.

A gea­da é um dos even­tos climáti­cos que mais causa pre­juí­zos aos produtores.

Tipos de geada

Gea­da bran­ca e Gea­da negra

A gea­da pode ser clas­si­fi­ca­da em função da aparên­cia. A bran­ca é a mais comum, onde ocorre a deposição de gelo sobre as plan­tas, deixan­do a pais­agem bran­ca. Este tipo de gea­da não cos­tu­ma causar danos mais severos a cul­turas tol­er­antes, pois a água con­gela a 0°C e essas plan­tas tol­er­am tem­per­at­uras em torno de ‑2°, depen­den­do da cultura.

A gea­da negra ocorre quan­do o ar está muito seco e frio. Nestes casos os ven­tos frios desidratam os teci­dos das plan­tas, que mor­rem antes mes­mo do con­ge­la­men­to do orval­ho. A gea­da negra é mais rara, mas quan­do ocorre cos­tu­ma ser mais sev­era e causa a morte da maio­r­ia dos vegetais.

Gea­da de canela

Ocorre quan­do a tem­per­atu­ra na base do tron­co das plan­tas fica abaixo de ‑2°C. Nes­tas condições de tem­per­atu­ra os teci­dos do caule são dan­i­fi­ca­dos impedin­do a con­dução da sei­va e cau­san­do a morte da planta.

Danos visuais do efeito da geada

Fol­ha: Col­oração verde escu­ra a pre­ta e moles (aqu­osa).

Caule: vasos con­du­tores necrosa­dos (escuros);

Fru­tos: Man­chas e danos exter­nos e inter­nos (pon­tos escuros)

Medidas para reduzir o efeito de geadas

Algu­mas medi­das são recomen­dadas para reduzir o efeito das geadas:

  • Uso de var­iedades tol­er­antes ou resistentes
  • Época de plan­tio (evi­tar o plan­tio em épocas de maior risco de gea­da e pro­gra­mar a flo­ra­da fora deste período)
  • Evi­tar o plan­tio em locais de maior incidên­cia de geadas
  • Ajustes na adubação: Apli­cação de Cál­cio ou Potássio
  • Cul­tivos pro­te­gi­dos (uso de est­u­fas e plásticos)
  • Faz­er uma nebli­na arti­fi­cial uti­lizan­do ser­ragem (no pas­sa­do era comum a queima de pneus, mas isso pode causar danos ambientais)

Irrigação

Quan­do a tem­per­atu­ra do ar cair brus­ca­mente e atin­gir 3°C em noite de céu claro, a   apli­cação de água por asper­são deve ser lig­a­da e man­ti­da durante a noite e o iní­cio da man­hã, até o com­ple­to descon­ge­la­men­to, que pode ocor­rer entre 9 e 11h da man­hã. A lâmi­na apli­ca­da deve ser de 2 a 6 mm/hora, aumen­tan­do de acor­do com a inten­si­dade do frio.

A água age como uma pelícu­la pro­te­to­ra da lavoura. Se no momen­to da ocor­rên­cia da gea­da, as plan­tas estiverem mol­hadas, a água que envolve a plan­ta será con­ge­la­da se man­ten­do a 0°C, pro­te­gen­do os teci­dos veg­e­tais, que cos­tu­mam tol­er­ar frios um pouco mais inten­sos. É um efeito semel­hante ao que ocorre no iglu.

A irri­gação por asper­são é mais efi­ciente quan­do se irri­ga con­stante e uni­forme­mente toda a área, pois a área que não se man­tem mol­ha­da no momen­to da gea­da pode chegar a tem­per­at­uras neg­a­ti­va, dan­i­f­i­can­do danos às plantas.

Xcel Wobbler — Senninger

Por pos­suir uma apli­cação instan­tânea 360° com gotas grandes e bem dis­tribuí­das, operan­do a baixas pressões e vazões, o Xcel wob­bler da Sen­ninger é o emis­sor ide­al para o con­t­role de geadas.

A apli­cação 360° prop­i­cia uma irri­gação uni­forme e instan­tânea de toda a lavoura, pro­te­gen­do con­stan­te­mente todas as plan­tas. As gotas grandes são uma boa opção para evi­tar o efeito da deri­va. A baixa vazão, ali­a­da a baixa pressão aux­il­iam na redução do con­sumo de água e ener­gia elétrica.

Supon­do que na área está insta­l­a­do um emis­sor com vazão de 550 L/h e o mes­mo deve ficar lig­a­do no perío­do da meia noite ao meio dia, ou seja 12h de fun­ciona­men­to, a vazão total con­sum­i­da seria de 6.600 L/h por emis­sor. No caso do Xcel Wob­bler o con­sumo pode ser reduzi­do para 340,2 L/h, soman­do 4.082,4 L/h no perío­do de 12h. Uma redução de 2.517,6 L/h, por emis­sor. Para cada hectare são necessários 81 emis­sores, no espaça­men­to de 12X12, soman­do uma econo­mia diária de água de 203.925,6 L/h por dia, quan­do necessário o uso da irri­gação con­tra a geada.

Com a redução da pressão requeri­da do emis­sor, além da redução de con­sumo de ener­gia elétri­ca, há a pos­si­bil­i­dade de com­prar uma  de uma bom­ba com menor potên­cia, que é mais bara­ta ou  aumen­tar a área irri­ga­da com a mes­ma bomba.

Dev­i­do a sua movi­men­tação de rotação descen­tral­iza­da e con­stante, ain­da não foi obser­va­do con­ge­la­men­to do emis­sor, mes­mo em tem­per­atu­ra de até ‑7°C.

O cus­to total de insta­lação de um pro­je­to deste autom­a­ti­za­do fica em torno de R$ 20.000,00 por hectare. Con­sideran­do a pro­du­tivi­dade média e os cus­tos de pro­dução, o inves­ti­men­to na irri­gação anti gea­da se paga em um ano.

Em uma pro­priedade no municí­pio da Lapa/PR onde este emis­sor foi insta­l­a­do no espaça­men­to de 12 X 10m em triân­gu­lo, em maio de 2016, as três geadas do ano pas­sa­do, sendo a mín­i­ma   ‑3°C, e as duas geadas deste ano, sendo uma gea­da negra, não afe­taram os pessegueiros pro­te­gi­dos com este sis­tema de irri­gação, enquan­to que os viz­in­hos que não uti­lizavam este sis­tema perder­am a lavoura.

Como o Xcel Wob­ber tam­bém é recomen­da­do para a apli­cação de insumos foliares, redução da salin­iza­ção do solo, ger­mi­nação além da irri­gação e do con­t­role de geadas, ele se tor­na a opção ide­al para a fru­ti­cul­tura.                   

Sobre o autor Arthur Melo

- Engen­heiro Agrônomo for­ma­do pela UFSCar

- Espe­cial­ista em irri­gação  na Sen­ninger Irri­gação do Brasil LTDA

- Palestras, apre­sen­tações, treina­men­tos e assistên­cia téc­ni­ca em irrigação
— Exper­iên­cia em pro­dução de mudas e cul­ti­vo protegido

Email: amelo@senninger.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.