Experiências de Irrigação em Israel

Para iniciar nossa conversa, conto aqui informações que obtive quando fiz um treinamento sobre irrigação em Israel…

Em Israel cer­ca de 70% da água uti­liza­da é reci­cla­da, são prove­nientes de eflu­entes. Essa água tam­bém é uti­liza­da na agricultura. 

No vale local­iza­do na região de Naharya são irri­ga­dos por vol­ta de 700 hectares, onde as prin­ci­pais cul­turas são aba­cate e banana, a água uti­liza­da vem do trata­men­to do esgoto.

Estação de Trata­men­to de Efluentes 

Em 1999 com a crise hídri­ca o país teve que tomar medi­das emer­gen­ci­ais e duradouras para garan­tir o bem estar social e a pro­dução agrí­co­la. Der­am iní­cio ao trata­men­to do esgo­to e con­struíram reservatórios. 

A água das cidades é bombea­da, cai em um reser­vatório próx­i­mo às cidades, rebombea­da para out­ro reser­vatório menor e assim encam­in­hado para um reser­vatório maior com capaci­dade para 2,7 mil­hões de litros.

Trata­men­to de Efluentes

 Já na agri­cul­tura 99% da água uti­liza­da vem do trata­men­to de eflu­entes. Essa água é com­er­cial­iza­da para os agricul­tores, cus­ta por vol­ta de 50 a 75 shekels israe­lens­es por m3, ou seja, em torno de 0,13 a 0,19 cen­tavos de dólar por m3. 

Tubu­lação

No pro­je­to de irri­gação do vale de Naharya o reser­vatório con­segue bombear e reser­var 13 mil m3 de água reciclada. 

Trata­men­to de eflu­entes em Israel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.